terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mitos modernos

"Não me venham com fatos! eu tenho as minhas convicções..."

Essa frase traduz em boa parte como nossas crenças são, muitas vezes, pautadas pela emoção, e não pela razão. Um teorema básico da Psicologia Social diz que é muito mais fácil acreditar em algo que está de acordo com as nossas crenças prévias, do que abrigar um conhecimento novo que entra em desacordo com elas. Por ex, se você ouve de alguém que uma pessoa de quem você gosta fez uma coisa horrível, você provavelmente vai desconfiar, e só acreditar quando tiver provas o suficiente para tal. Se você ouvir a mesma coisa sobre alguém de quem você não goste, provavelmente pensará "nunca esperaria coisa diferente dele", mesmo que as provas nas duas situações sejam exatamente as mesmas! Pois bem, justamente por isso surgem mitos contemporâneos, que são justamente reflexo daquilo que as pessoas gostam de acreditar, tenham ou não reflexo com a reallidade. Geralmente uso exemplos de política, mas hoje o exemplo de um assunto que é só um pouco mais emocional do que política: futebol.

O mito criado: campeonato brasileiro de futebol, 2009, penúltima rodada. Entre os que ainda brigavam pelo título, estavam Flamengo e São Paulo. O Corinthians, arqui-rival do segundo, enfrentaria o primeiro, sendo que já não tinha mais nenhum interesse no campeonato (estava no meio da tabela e não almejava nada). Resultado do jogo: Corinthians 0 x 2 Flamengo. A maioria dos jornalistas e de torcedores tem a mais convicta certeza de que o Corinthians entregou o jogo para prejudicar o São Paulo na disputa pelo título.

Os fatos: Naquele ano, o Corinthians vinha de um ótimo primeiro semestre, tenho ganho a Copa do Brasil e, consequentemente, a vaga para a libertadores no ano do seu centenário - sabido sonho corinthiano. Após a conquista, houve a venda imediata de 3 jogadores importantes do time, e começou a reformulação do time para entrar no centenário já afinado - alguns jogadores eram contratados ainda durante a temporada, o que é incomum. Embora o discurso fosse que o time ainda brigararia pelo campeonato, na prática estava complicado: os jogadores meio desmotivados, o time destroçado pelas vendas de jogadores e desfalques que sempre acontecem no meio do campeonato. O desempenho caiu muito e o futebol, mais ainda. Sabe porque eu sei disso? Porque sou corinthiano e assisto 100% dos jogos, e nessa época eu passei muita raiva com o futebol ruim do time no segundo semestre. Já o Flamengo...vinha numa reação que se tornou histórica: saiu de uma posição de ameaçado de rebaixamento até alcançar o título! fez uma campanha no segundo turno fenomenal...antes desse jogo, vinha numa sequência de 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos; nos últimos 17 jogos do campeonato, conquistou 40 pontos, um desempenho fenomenal. Enquanto o Corinthianss, nos quatro jogos antecedentes, só tinha conquistado uma vitória. O próprio São Paulo, time para qual torcem boa parte dos torcedores que reclamam sobre esse jogo, ganhou apenas 1 ponto em 6 disputados contra o Flamengo! Naquele momento, era o confronto de um time em ascenção, embalado e brigando pelo título, contra um time desfigurado, desmotivado e sem padrão tático.

Bom, quanto ao jogo: eu, diferente de muitos dos que acreditam nesse mito, assisti. E falo "diferente de muitos" porque a penúltima rodada tem uma peculiariedade: todos os jogos são ao mesmo tempo. Então todos os rivais do Corinthians deveriam estar (ou assim espera-se) assistindo aos jogos dos seus times; tinham jogosfo importantes ao mesmo momento, o Palmeiras brigando por vaga na libertadores, o São Paulo brigando por título. E o jogo do Corinthians não foi o que passou na tv aberta, o que reforça a idéia de que pouca gente assistiu o jogo. E não vi nada demais; vi o Corinthians do segundo semestre, perdido, sem tática, sem brilho, mas não sem vontade. Vi um Flamengo melhor postado e mais organizado, sair na frente: 1 x 0. Não teve um lance, uma jogada, que você pudesse apontar "olha só como os caras estão entregando". E assim continuou até aos 47 minutos do segundo tempo, quando o juíz marcou um penalty esquisito pro Flamengo. O goleiro do Corinthians fez a infantilidade de nem pular na bola para protestar contra a arbitragem. Pronto. Foi o prato cheio que todo mundo queria "olha lá, nem pular na bola para pegar o penalty ele pulou!!". Como se talvez pegar um penalty aos 47 do segundo tempo e evitar que ampliassem o placar pudesse mudar alguma coisa.

Quando eu escuto torcedores falarem essa bobagem de que aquele jogo foi maracutaia, eu penso "torcedor pode pensar e falar a bobagem que quiser". O que é irritante são jornalistas, supostos comunicadores dos fatos, falando sem terem o menor embasamento para tal.

4 comentários:

  1. eu vi esse jogo e só um imbecil pode falar que o corinthians entregou...

    aliás, pra mim são muito mais suspeitas a incrivel ascensão do flamengo rumo ao titulo (e as suspensões bem esquisitas dos jogadores do spfc) e à do fluminense pra escapar da segundona...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o palavreado em um blog tão culto - a verdade é que as pessoas adoram falar merda.
    Uns falam pra provocar, conscientes de que estão falando bosta. Mas a maioria fala porque é mais fácil acreditar em besteira do que raciocinar um pouco.

    O mundo está cheio de exemplos de fatos que são distorcidos e aos poucos colocados em dúvida, pois um "monte de gente disse isso".
    Além disso tem aquele negócio: você pode contar uma grande mentira falando apenas pequenas verdades. A imaginação (ou a falta dela) faz o resto do trabalho.

    Exemplos:
    - Brasil entregou a final da Copa 98 pra França;
    - O homem nunca pisou na lua;
    - o World Trade Center foi implodido pelos americanos;
    - Cigarro faz mal pra saúde.....kkk (essa eu tô brincando)

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. olha Daniel, eu não duvido que algumas pessoas falem só para polemizar. Mas acho que a maioria que fala acredita mesmo...nunca duvide da grandez da imbecilidade humana! abraçosa

    ResponderExcluir
  4. Eu que conheço futebol tão profundamente quanto falo japonês concordo com uma coisa que o Daniel disse...esse blog é muito culto!
    Beijos!

    ResponderExcluir