quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Esses políticos...

hoje tava atravessando a rua e ouvi, de passagem, uma véinha reclamando com alguém do lado algo que não entendi direito, mas era algo "esses políticos são tudo safados". Em tempo de tragédia das chuvas, imprensa descendo o cacete nos governos (parece que 15 dias de chuvas e 20 mortes em São Paulo são mais pano para o assunto "incompetência" do que uma noite de chuva e 700 mortos no RJ), esse tema sempre vem a moda: políticos corruptos, incompetentes, preocupando-se só consigo mesmos.

A sensação que eu tenho quando escuto isso tudo, ultimamente, é só uma: vão te catar! Políticos são incompetentes? Acho que, no geral, brasileiro é incompetente...então, por derivação lógica, políticos também o são! São corruptos? O pouco que eu sei diz que, na sua maioria, são sim...mas e aí? Políticos são extraterrestres que chegaram na Terra por naves espaciais e tomaram o poder à força? São estrangeiros da nação colonizadora que nos domina? Pois é, são brasileiros que nem todos nós, colocados no poder por vontade popular.

Em quem você votou na eleição de 2006 para deputado? você lembra? sabe alguma coisa que esse cara fez nesse período? E para Senador? Como ele votou nos principais projetos votados? Em quem você otou para governador? Para prefeito? Você tem alguma noção de como evoluiu - ou não evoluiu - educação, saúde, transportes, nos últimos anos? Tem alguma opinião sobre o que - e como - deveria melhorar? Que propostas são viáveis e quais são viagens na maionese? Nas suas reuniões sociais no almoço de domingo, no boteco do happy-hour, esse tipo de assunto discutido? Quando tem debate ou entrevista de algum candidato você assiste ou muda pro bbb?

Se você respondeu não a várias dessas perguntas, eu não sou muito diferente de você...mas eu não fico resmungando "ah, esses políticos..." como se eles fossem as únicas causas do problema. Eles são um retrato da sociedade - como disse Lula em uma das frases que compõe os 2% de asserções dele que não são completas bobagens. Tivemos um governo federal que foi completamente inerte nos últimos anos; a saúde piorou, a educação estagnou, a segurança pública foi completamente abandona, diminuiu-se o investimento em estrutura, aumentou-se o tamanho e a ineficiência de estado. O país se desindustrializou, voltamos a ser um grande exportador de bananas. Seu grande trunfo foi pegar parte da grana entrando por conta do boom da economia internacional e redistribuir pros mais pobres. Se a corrupçao não aumentou, tivemos a incrível novidade do "pode roubar que os pobres tão comendo mais, bola para frente", a institucionalização da roubalheira. E elegemos alguém, para mais quatro anos, cuja única 'qualidade' era ser indicada pelo hómi. E a imprensa, toda raivosa agora? Onde tava durante todo esse período? Falar mal do governo e dessas coisas só pode em tempos de crise, onde as pessoas estão alarmadas e, agora, dá audiência? Ninguém via que, só como ex, não fazia sentido apregoar uma política de segurança pública que não prende ninguém? (upps no rj) Pq ninguém rebatia os inúmeros dados mentirosos e falácias que o governo lança sobre saúde, educação etc durante todo esse tempo?

Vão se catar. Nós temos os governantes que merecemos.

7 comentários:

  1. Cara, aqui é o Daniel amigo do Caio.
    Não tem muito a ver com seu post, mas ao mesmo tempo tem.

    Será que é tão complicado fundar um partido com uma postura exemplar? Onde todos as pessoas que conhecemos digam "Caraca, eu me identifico com esses caras, vou votar neles!".
    Isso não existe. Adoraria fazer parte de algo assim, um sopro de dignidade no mundo político.

    Tenho uma prima que está se candidatando à prefeitura de Granada, na Espanha. Ela entrou em um partido que acabou de ser fundado, que se propõe a devolver os políticos ao seu lugar: servir aos cidadãos. Estão cansados dos políticos profissionais, que esqueceram que estão lá pra servir, e estão se propondo como alternativa. A proposta deles é muito legal. Imagina se conhecessem nossa podridão....iam achar os de lá uns santos perfeitos.

    Quem será que embarcaria nessa loucura? Acho quase impossível, mas estou colocando uma faísca pra ver se há alguns loucos espalhados por aí... minha inércia não me permite fazer nada. Mas de repente alguém me puxa, eu puxo alguém, e o movimento vai levando a gente pra sei lá onde...
    Putz, estou viajando.
    Desencana.
    Ou não...

    Abraços!
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. fala Daniel! é, eu entendo o que vc tá falando...realmente, tem um vácuo de identificação entre políticos e população mesmo...mas ao mesmo tempo é aquel pa história do ótimo ser inimigo do bom: acho que muitas vezes esse papo de "ah, é tudo uma m* mesmo" serve mais como desculpa para não fazer nada...tem gente competente e bem intencionada; a política é mesmo muito suja para mudar-se tudo em uma eleição, mas, sei lá, vinte anos de pequenas renovações, com a população interessada em conhecer o que foi feito e decidida a não votar em quem não fez nada só ajudaria...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Salve Rovare! Curti seu comentário.

    A única parte que discordo é quando vc se refere à sua inércia, de que de repente "um puxa o outro"...a minha experiência está me mostrando que ou você é motivado por um projeto ou não é.

    E projetos dessa magnitude são muito muito muito muito trabalhosos e dispendiosos...sendo que os propósitos estão distantes e muitas vezes abstratos.

    Pra resumir, eu vejo que é meio como futebol de salão manja..ou os quatro estão completamente dedicados ou o time não vai muito longe...

    e gordão, vc tá muito vc nervoso...só pq o michel temer é nosso vice presidente, o antonio palocci é o ministro da casa civil e o jose sarney é o presidente do senado? relaxa, não pega nada...

    abração

    ResponderExcluir
  5. É, eu sei disso....
    O que quis dizer é que provavelmente (99,99%) jamais iniciarei um projeto desse. Mas se alguém começasse.... quem sabe não embarcávamos? Sinto falta disso.
    Vejo uma pessoa ou outra na política que parece ser decente E competente (as duas virtudes separadas já são raras, juntas então...), mas um partido com uma proposta que te leve a querer fazer parte...tá parecendo impossível...
    Dá a impressão que só pra querer ser candidato a alguma coisa vc já tem que sujar a mão de alguma forma..

    Bem, se alguém se interessar, o que falei do partido da minha prima é esse aqui:
    http://www.upyd.es/contenidos/secciones/348/Conocenos

    Abraços!!
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é rédiculu...o brasileiro na maioria é rédiculicimu....essa rassa não meresse nem que eu acerte a grafia dos xingamentos ....

    Concordo contigo, a classe política é reflexo do povo, e a grande maioria faria a mesma coisa ( roubar) se tivesse chance.

    Eu tento às vezes conversar no boteco ou em família sobre esse tipo de coisa, mas o nível de compreensão e conhecimento dos temas é tão ruim que em geral rola stress. O cara sabe a escalação de cor do seu time de 10 anos atrás mas não tem idéia em quem votou.

    Só discordo dessa história de distribuir dinheiro pra pobre...o PT distribui dinheiro pra pobre, rico, classe média...eles estão conseguindo comprar o país.

    É muita gente se beneficiando direta ou indiretamente, veja o exemplo do número de veículos que recebeu verba publicitária federal, pulou de 500 em 2003 pra quase 9.000 em 2010. Se cada veículo tem 10 pessoas envolvidas, já são 90.000 brasileiros falando bem do governo...

    É foda, muito foda, vamos tomar cerveja...

    ResponderExcluir
  7. é verdade, é o "bolsa companheiro"...

    ResponderExcluir