domingo, 2 de janeiro de 2011

inteligência

Há tempos que compartilho da opiniões de algumas teorias novas da psicologia sobre a inteligência: que é algo muito maior e mais complexo do que aquele conceito tradicional de inteligência racional, lógica e matemática com o qual estamos acostumados. Ontem, na estrada, ouvindo um cd do legião e percebendo (de novo) a genialidade de algumas letras, lembrei-me de um amigo, que considero entre as pessoas mais inteligentes que já conheci; não porque ele seja especialmente bom com números, pq pense muito rápido ou seja muito bem sucedido profissionamente, mas porque tem uma sensibilidade e capacidade de observação das coisas do mundo fora do normal. Comecei a pensar em algumas letras do legião, junto com a composição musical, e a minha conclusão foi: quão genial um cara tem que ser para fazer isso? que sensibilidade de perceber esses sentimentos, notar que aquilo é algo comum, que encontrará terreno em outras pessoas, e escrever letra, compor melodia, arranjos, de forma harmoniosa e que se completem? pode ser talento, dom, mas para mim, é muita inteligência...de uns tempos para cá passei a gostar muito do Marcelo Camelo / Los hermanos, então, além das do legião, tbém cito algumas passagens dele de que gosto bastante.

disseste que se tua voz, tivesse força igual, a imensa dor que sentes...teu grito acordaria, não só a tua casa, mas a vizinhança inteira...

não há ninguém capaz, de ser isso que você quer...vencer a luta vã, e ser o campeão, pois se é no 'não' que se descobre de verdade...

longe dessa confusão, e dessa gente que não se respeita, tenho quase certeza que eu não sou daqui...

eu sei, que a tua solidão, me dói...é que é preciso ser feliz...mais do que somos todos nós...você supõe o céu...

pro meu vício de insistir, nessa saudade que eu sinto...de tudo que eu ainda não vi...

que os bravos são escravos, são e salvos de sofrer...

se a gente ja não sabe mais, rir um do outro meu bem, então o que nos resta é chorar...

4 comentários:

  1. Concordo! Acho que a criatividade é a maior e melhor expressão da inteligência em todos os aspectos da nossa vida...na arte com certeza, mas também no modo de viver, de perceber as pessoas e as experiências da vida, na forma de se relacionar e na maneira que produzimos...seja em nossa atividade profissional, seja num hobby ou na prática esportiva.
    Adorei o texto, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente!
    Sempre me achei inteligente para algumas coisas, como para matemática, e extremamente burra para outras, como para música.
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Grande Cesar! Não tenho inteligência suficiente pra gostar d Legião (pelo menos não muito, afinal vc sabe, quem toca violão, TEM QUE tocar Legião :-)). Mas ainda me lembro do que aprendi na saudosa FEA-USP numa aula de RH, que reforça a sua teoria:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Theory_of_multiple_intelligences
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Grande Pedro! eehh saudosa FEA...ah sim, a teoria do GArdner é bem difundida! e quem toca violão TEM que tocar legião e...Raul! ahuaba faltou algumas letras dos engenheiros aqui né, aí vc curtiria mais aahh abraços

    ResponderExcluir