domingo, 30 de janeiro de 2011

sit and go

O sit and go (single table) é uma forma de poker muito popular; a maioria dos jogos organizados em casa é assim, assim como quase todo mundo que começa a jogar pela internet prefere essa forma. Trata-se de uma mesa (na internet de 9 ou 10 jogadores, em jogos em casa depende do tamanho da mesa e da quantidade de jogadores disponíveis...), com uma faixa de premiação determinada: o primeiro lugar leva tanto, o segundo leva tanto etc, sendo quem for eliminado (ficar sem fichas) no meio do caminho fica sem nada.
Os grandes jogadores do mundo, que acumulam milhões em prêmio, não são conhecidos por jogarem sit and gos (embora possam jogar esporadicamente); seus grandes prêmios vem de torneios grandes, com muitos participantes; disputar e conseguir uma premiação em um grande torneio também é o sonho de quase todo mundo que joga poker - de fato, todo jogador um pouco menos esporádico logo se cansa do sit and go e começa a jogar torneios multitable (várias mesas).
Ainda sim, lendo a entrevista de um profissional de sucesso esses dias, outra vez esse aspecto veio à tona: o entrevistador perguntou a ele, se ele tivesse de recomeçar a carreira no poker, onde ele começaria, e a resposta foi "começaria jogando sit and gos de valor abaixo até conseguir estar batendo (jogando de forma vencedora) os de 25 dólares; daí começaria a diversificar para outras formas de jogo. E já li / ouvi isso de outros profissionais, o que coaduna com algumas impressões que eu tinha. Embora nem de longe o sit and go seja a forma "mais nobre" do poker, apresente uma baixa rentabilidade e, para quem domina as estratégias dessa forma do jogo, torne-se automático e com pouco espaço para criatividade, ainda sim é uma maneira muito produtiva de começar o contato com o jogo. Os motivos que eu visualizo para isso são:

- disponibilidade e emoção: tanto para a internet quanto para jogos organizados em casa, é muito mais fácil reunir 7 ou 8 amigos e formar uma mesa de jogo do que juntar, digamos, 40 para formar um torneio maior. Na internet, sit and gos começam as duzias a qualquer hora do dia, enquanto um torneio grande tem data e hora marcada para começar. Ainda sim, oito pessoas reunidas na casa de alguém poderiam jogar o cash game, que é aquele jogo de apostas sem uma premiação determinada para alguém, mas você ganha ou perde fichas que são diretamente ligadas a um valor financeiro. Todavia, para a maioria das pessoas, é muito mais emocionante jogar um torneio que contem a possibilidade de um grande lucro (digamos, pagar 10 reais para jogar e ter a possibilidade de ganhar 80) do que jogar um cash game e, 3 horas depois, ficar "5 reais para cima ou para baixo" do valor que começou jogando.

- menos variância. O ROI (retorno sobre investimento - sim, é o mesmo conceito do mercado financeiro) que um jogador competente pode esperar de um sit and go é bem menor do que sobre um torneio multitable (várias mesas). Por ex, um ótimo jogador de sit and go pode conseguir um retorno de 15% sobre tudo o que joga, enquanto um ótimo jogador de grandes torneios pode chegar a 100% de roi. Só que para grandes retornos, grandes riscos envolvidos. O poker é um jogo de alta variância; significa que a distância entre os resultados esperados e os resultados reais pode ser grande por um tempo. Para por em termos práticos: imagine que um determinado torneio que ocorre toda semana premie os 10% melhores classificados. Um jogador breakeven (alguém que, no longo prazo, não perde nem ganha dinheiro) poderia esperar, então, ficar na faixa de premiação 1 a cada 10 torneios que ele dispute. A diferença entre um bom jogador e um jogador ruim poderia ser, por ex, que o primeiro fique na faixa da premiação 15% das vezes (portanto, 50% a mais do que os jogadores medianos) e o segundo fique 7% (2/3 do que os jogadores medianos). Esse é um conceito importante: muita gente pode imaginar que um jogador bom deveria ganhar sempre contra um jogador ruim, mas não é assim - a diferença é um percentual maior de sucessos que, no longo prazo, ditará os lucros e prejuízos. Por conta disso, um grande jogador pode chegar na faixa de premiação em 3 torneios seguidos, mas aí ficar 30 torneios sem entrar na premiação. Acontece, e com frequência. O que previne o jogador bom de falir ou pirar nessa fase de "seca" , além de uma ótima preparação financeira, tendo a banca suficiente para jogar os torneios que joga, é saber que tem jogado certo - o que so vem com muito estudo, revisão de mãos etc. Os sit and gos apresentam menos variância - é possível um bom jogador ficar muito tempo sem premiar ou premiando pouco, mas é menos frequente. As "variações" são menos bruscas do que para quem joga grandes torneios. Isso pemite com que jogadores iniciantes se assustem menos com o jogo e consigam formar uma banca mais parruda para, mais a frente, jogar torneios maiores.

- tempo dedicado: um sit and go na internet dura uns 40 minutos. Um grande torneio pode durar umas 8 horas.

- habilidades que o sit and go desenvolve: boa parte de um sit and go se desenvolve quando os jogadores tem um stack (quantidade de fichas) pequeno, de menos de 13 bbs (a aposta mínima). Essa fase do jogo é totalmente matemática - com base em uma metodologia chamada ICM (independent chip model), pode-se determinar com exatidão qual a jogada correta a ser feita, de acordo com certos parâmetros. Bons jogadores de sit and go estudam tanto certas situações comuns do jogo que acabam sabendo de cor, quase instintivamente, o que fazer em cada caso. Essa habilidade, quando o jogador migrar para torneios grandes, será fundamental nas situações dos torneios quando ele estiver com um stack pequeno. De fato, é comum você ler um blog, artigo de revista ou até um livro de grandes jogadores de torneio que simplesmente não sabem como jogar "short stacked" - advogam certos tipos de decisão que qualquer jogador bom de sit and go sabe estar completamente errada.

- capacidade de jogar muitas mesas ao mesmo tempo: como falado antes, o sit and go tem uma rentabilidade reduzida. Assim, a única maneira de alguém ser lucrativo nessa forma de jogo é jogar muitas mesas ao mesmo tempo - os principais jogadores conseguem, com a ajuda de softwares que agilizam o jogo, jogar até 24 mesas ao mesmo tempo. Alem disso, a estratégia desse tipo de jogo, que acaba se automatizando, facilita esse acúmulo de mesas - depois de certa prática as decisoes acabam sendo mais rápidas. O desenvolvimento dessa habilidade de jogar várias mesas ao mesmo tempo é crucial para um jogador que quer se tornar lucrativo - aumentar a quantidade de mesas que se joga por vez, com a premissa de que sua habilidade não esteja sendo diminuida por isso, pode duplicar ou triplicar o quanto se ganha por tempo jogado. Um outro fator é que as variações da "sorte" te afetam menos: quando se está jogando 10 mesas ao mesmo tempo, e alguém que chamou sua aposta de par de ases com 86 de naipes diferentes acerta um straight e te elimina, isso te afeta bem menos - você simplesmente abre outra mesa e continua as outra nove...agora, se você estiver jogando apenas 1 mesa de um torneio que já estava jogando há 4 horas e essa "má sorte" acontece, haja equilíbrio emocional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário