quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

10 músicas brasileiras que eu gostaria de ter escrito

Pensei nesse post há algum tempo; no começo, o título seria "as 10 músicas brasileiras mais bonitas". Mas era muita pressão e eu não conseguia fechar a lista. Depois pensei em mudar para "10 músicas brasileiras bonitas para car$%#..."; foi quando eu me lembrei de que, com frequência, quando escuto alguma música de que gosto bastante, fico com inveja do compositor; penso "pqp, queria ter escrito isso". Daí o nome do post. Embora o principal fator para cada música ter entrado na lista seja a letra, outros aspectos - como melodia, arranjos etc - contribuíram. Em cada uma eu destaco uma parte da letra que especialmente me chama a atenção; a letra inteira não vai (o eventual leitor que quiser que procure...!) Vamos à lista, que não vai em ordem de preferência.

Eu sei que vou te amar - Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Fazendo a lista percebi que gosto mais do Vinícius poeta do que do letrista. Claro que ele fez muita coisa bacana, mas a simplicidade, que na poesia dá uma fluência legal, na música as vezes fica corriqueiro. Ainda sim, essa música é um clássico. Ok, a letra pode não ter nada de tão elaborado, mas a combinação da musicalidade, com o poema que geralmente acompanha, e a beleza com que transmite o sentimento, me fazem gostar bastante.

'eu sei que vou chorar...a cada ausência tua eu vou chorar...mas cada volta tua há de apagar...o que essa ausência tua me causou'

Há tempos - Renato Russo
Bom, eu sou do time que curte (bastante) Legião. Sou fã do Renato Russo, pelo talento musical, pela personalidade etc. Poderiam ter outras músicas aqui, mas como eu queria limitar a 10, decidi escolher uma só do Renato. E escolhi essa porque combina tudo: musicalidade, letra bonita, boa para cantar, para tocar no violão, estrutura bacana - não tem refrão. Enfim, pacote completo.

'disseste que sua tua voz, tivesse força igual, à imensa dor que sentes...teu grito acordaria, não só a tua casa, mas a vizinhança inteira...'

Eu te amo - Chico Buarque e Tom Jobim
O Chico cai no mesmo esquema do Renato Russo - se deixar, faz uma lista só de músicas dele. Nesse caso abri uma exceção e coloquei 2 ehehe. Outra coisa: como tem melodia bonita do Tom! (todo mundo deveria conhecer todas as músicas que Tom e Chico compuseram juntos, são todas muito bonitas). Não me lembro de ter ouvido outra música que reflita tão bem aquele sentimento do amor perdido...

'como, se nos amamos feito dois pagãos, teus seios ainda estão nas minhas mãos, me explica com que cara eu vou sair'

Além do que se vê - Marcelo Camelo
Aqui eu admito que é bem menos unanimidade, mas confesso que tive que fazer um certo esforço para só colocar uma do Marcelo Camelo - gosto demais do estilo de composição dos Los Hermanos. Mistura letras bem pensadas, arranjos muito bacanas, musicalidade. Essa aqui, pra quem gosta de violão, é bem legal (ouça alguma versão com o Marcelo tocando acústico).

'é preciso força, para sonhar, e perceber, que a estrada vai além do se vê...eu sei, que a tua solidão me dói, e que é difícil ser feliz, mais do que somos nós...'

Tocando em frente - Renato Teixeira
Para contrapor, um clichezão; ainda sim, a música é muito bonita. É um exemplo de como profundidade e simplicidade podem andar juntos...

'ando devagar porque já tive pressa e carrego esse sorriso, porque já chorei demais...' (essa frase é do car*...!)

Oceano - Djavan

Para mim, Djavan é meio que nem Caetano: gosto mais das músicas pelas construções musicais, pela fluência, do que pela letra - para falar a verdade, boa parte das vezes não entendo patavinas do que eles estão tentando dizer. Oceano é um pouco assim, embora a letra tenha partes bonitas Mas o conjunto é que fica bom - a melodia é muito bacana e encaixa muito bem na letra.

'você desagua em mim e eu oceano...e esqueço que amar, é quase uma dor....'

Detalhes - Roberto Carlos
E não podia faltar uma do Robertão, né...são tantas emoções! eheh talvez tivessem outras para escolher, mas eu gosto muito dessa.

'eu sei que esses detalhes vão sumir, na longa estrada...no tempo que transforma quase tudo, em quase nada...'

Você - Raul Seixas

Toca Raul!! essa letra é um soco no estômago - é uma daquelas na qual o Raul demonstra seu entendimento das coisas como elas são, a despeito (ou por causa?) de todas as drogas e maluquices.

'por que deixar que a vida lhe acorrente os pés...e finge que é normal estar insatisfeito'....

Minha namorada - Carlos Lyra / Vinícus de Moraes

A outra de Vinícius da lista; gosto muito dessa letra...tenho um amigo que pediu a (hoje) esposa em namoro tocando essa música no violão ehehe... um tanto machista, mas pela época que a música foi composta, e conhecendo um pouco da hístória e da personalidade do Vinícius, totalmente compreensível.

"você tem, que vir comigo em meu caminho, e talvez o meu caminho, seja triste para você..."

Partido Alto - Chico Buarque

Quando eu defini que seria justo ter pelo menos 2 do Chico, foi difícil fechar a segunda; mas quando me lembrei de Partido Alto, não saiu mais da lista. Chico tem a capacidade de combinar a construção musical com a mensagem da música; essa letra toda de exposição do jeitinho brasileiro, da malandragem, tocada num sambinha com muita ginga. É muito bom.

'Deus é um cara gozador, adora brincadeira, pois para me jogar no mundo tinha o mundo inteiro, mas achou muito engraçado me botar cabreiro, na barriga miséria eu nasci brasileiro' (versão original devidamente censurada pelo ufanismo da ditadura)

4 comentários:

  1. e aquela "o que? Guns 'n'roses? a mina quase histérica, botô a mao no rádio e botô na transamárica.."

    essa é piolho hein...

    ResponderExcluir
  2. pô, faltou essa! ehehe "aí não mano..."

    ResponderExcluir
  3. Na música "Há tempos" vou destacar a parte que gosto mais, certa vez até coloquei como nyk no msn:
    ...Disciplina é liberdade,
    Compaixão é fortaleza,
    Ter bondade é ter coragem...

    Excelentes escolhas!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. é legal mesmo Ana! tbém gosto do começo "parece cocaína, mas é só tristeza...'

    bjo!

    ResponderExcluir